Home    E-mail
Porto Alegre, 20 de setembro de 2017
  Escritório
Apresentação
Áreas de Atuação
Símbolos
Parceiros
Contato
  

  Consultas
Legislação
Processos
Jurisprudências
Downloads
Certidões Negativas
Agenda de Obrigações
  

  Acesso Rápido
República Federativa do Brasil Governo do RS Procuradoria Geral da Fazenda Nacional Legislação Receita Federal Previdência Social Caixa Econômica Federal Junta Comercial do RS Secretaria da Fazenda do RS Títulos e Documentos Pessoa Jurídica - Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS SINTEGRA Ministério do Trabalho e Emprego Rede Governo Indicadores Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Banco do Estado do RS
  

  Escritório » Símbolos da Contabilidade
Caduceu

      O Caduceu, Símbolo da Contabilidade, é formado por um bastão entrelaçado com duas serpentes, tendo na parte superior um elmo com duas pequenas asas.

      O Bastão representa o poder. As duas serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir e o elmo alado representa a predominância de pensamentos elevados.

      Para simbolizar a Profissão Contábil, escolheu-se, há muito, o deus Mercúrio (Hermes, para os gregos), que possuía um elmo aladosobreposto na cabeça e que carregava consigo um bastão. Unidos, concretizavam a insígnia do Caduceu, símbolo da vitalidade, da qualidade de um arauto e da eficácia, atribuído a quem iria realizar a vontade divina.

      A Mitologia Grega foi absorvida pela cultura romana, o que explica a analogia entre tais povos em reverenciarem e venerarem em suas cerimonias e cultos religiosos os seus deuses e heróis. Estes, por sua vez, acabaram tomando diversas formas ou personificações abstraídas da natureza (céu, sol, mar e etc.).

      Os romanos adotaram como seu deus supremo Júpiter (Zeus, na mitologia grega) que tinha como filho, o deus da indústria e do comércio, o divino Mercúrio. Segundo a versão lendária, ainda quando criança, já demonstrava grande potencial de inteligência, habilidade e perspicácia, uma vez que sua genialidade se confirma na invenção da lira (instrumento musical).

      Mercúrio, quando adulto, presenteou seu irmão Apolo, deus do sol e da profecia, com o que havia inventado (a lira), que generosamente lhe retribuiu com um bastão mágico com duas pequenas serpentes entrelaçadas. Zeus, nesse momento, designou-o mensageiro dos deuses por observar suas inúmeras qualidades, obsequiando-o com um elmo (capacete) alado, com das asas e, assim, se formavam a insígnia do Caduceu.

      Portanto, o Caduceu significa a capacidade, a inteligência e a astúcia, e compreende-se por que é usado como símbolo da profissão contábil, uma vez que: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil;as serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto; as asas, figuram a diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão ; o elmo, que é uma peça de armadura antiga que cobria a cabeça, tem significado de proteção contra pensamentos baixos que elevam a ações desonestas.

(Texto extraído do site http://www.facesm.br/GPDE/simbc.htm)

 Versão para Impressão
  

  Atendimento On-Line
Solicitações
Documentos
E-Doc
  

  Links Contábeis
Conselho Federal de Contabilidade Conselho Regional de Contabilidade do RS Federação dos Contabilistas do RS
Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis
Confederação dos Profissionais Liberais Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Instituto dos Auditores Internos do Brasil
International Federation of Accountants International Accounting Stands Board Asociación Interamericana de Contabilidad
  

  
Administrao do Site Office Cadastro de Clientes By PERFECNET © - Fone: (51) 3315-9820 - E-mail: perfecnet@perfecnet.com Melhor visualizado na resolução 1024 x 768